O comerciante Wanderlei José Giacomini nasceu em Formigueiro, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1944. Na década de 1970, mudou-se para Santa Rosa. Ele assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa em 21 de dezembro de 1979 e permaneceu no cargo até 10 de maio de 1983.
A sua gestão como presidente da Associação foi marcada por muitas reinvindicações em prol do comércio e da indústria do município.
Solicitou um posto de atendimento do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) para o Bairro Cruzeiro. Em mais uma conquista da ACI, o posto do Banrisul foi instalado junto à empresa Germano Dockhorn. Ele atuou, ainda, junto com outras forças da sociedade santa-rosense, para que o asfalto chegasse à Avenida Flores da Cunha, no Bairro Cruzeiro. Uma de suas maiores conquistas foi a implantação do Programa de Financiamento das Micros e Pequenas Empresas (PROMICRO).
Em 1982, Erni Friderichs foi eleito prefeito de Santa Rosa, tendo Alcides Vicini com vice. Comprometido com o desenvolvimento do município, e sem esquecer as raízes culturais, Erni Friderichs buscou inspiração na história das comunidades indígenas para implantar a prática de mutirões como modelo de cooperação entre os diversos setores da administração municipal e da comunidade. No primeiro ano da sua administração como prefeito, deu início à realização do festival de músicas latino-americanas que não apenas se tornaria uma espécie de marca registrada de sua gestão, como também se transformaria em um dos mais importantes movimentos culturais do Rio Grande do Sul: o Musicanto Sul Americano de Nativismo que, até 2021, já realizou 28 edições, sempre com grande sucesso.
Sob a presidência de Wanderlei José Giacomini, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, ficou assim constituída:
Presidente: Wanderlei Giacomini
1º Vice-presidente: Ari Armando Agnoletto
2º Vice-presidente: Nilson Guidolin
1º Secretário: Sérgio Koslowski
2º Secretário: Antenor Grisotti
1º Tesoureiro: Osmar L. de Conti
2º Tesoureiro: Albino Lunardi
Conselho Fiscal: Pedro Carpenedo, Arthur Schmidt, Wilson Pedro Seger
Suplentes: Egídio Lavarda, Alfredo Mayer, Elias Scalco, Arthur Schmidt e Wilson P. Seger