Início do Colégio Santa Rosa de Lima

Desfile de 7 de Setembro no Colégio Santa Rosa de Lima.

Lunardi articulou a vinda ao município da Congregação Franciscana, com o objetivo de proporcionar uma melhor educação para meninas. E assim nasceu o Colégio Santa Rosa de Lima. Ele também foi também proprietário das Ferragens Lunardi, uma das empresas de maior expressão no comércio de Santa Rosa, e foi um dos sócios fundadores da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa.

Primeiro prédio do Colégio Santa Rosa de Lima, em 1943.

A primeira Mostra Agro-pastoril e Industrial de Santa Rosa

Fotografia de 1934 com Edmundo Pilz, Tenente Coronel Volenciano Coelho, Ernesto Trommenschläeger e João Theodoro Winkelmann.

Em 1934, foi realizada em Santa Rosa a primeira Feira Agropastoril e Industrial, tendo como local a Sociedade Lírica Concórdia. A organização do evento coube à Associação Comercial e Industrial e ao Centro das Uniões Coloniais de Santa Rosa. O principal objetivo do evento era divulgar e incentivar a produção agrícola, comercial e industrial da região. Nessa primeira exposição ocorreu uma grande mostra de produtos com a participação de mais de 300 expositores.

Foto do início dos anos 1950 mostra um desfile em frente à Prefeitura, prédio inaugurado em 1946, durante a gestão de Lunardi na ACI.

Uma emissora de rádio para Santa Rosa

Depois de muitas tratativas, finalmente a ZYZ 2 Rádio Sulina de Santa Rosa foi inaugurada no dia 10 de junho de 1952. Santa Rosa contava, a partir de então, com um veículo de comunicação da maior importância para o município, pois estaria presente no dia a dia de toda a comunidade divulgando notícias, músicas, solicitações e informações a milhares de pessoas.

O impacto da rádio

Em 31 de julho de 1953, a Rádio Sulina passou a chamar-se Rádio Santa Rosa. Para a ACI, a presença de uma rádio na cidade teve um efeito positivo imediato pelas possibilidades que oferecia, em função do espaço publicitário. E além da Rádio Santa Rosa, a cidade passou a contar com a Rádio Guaíra.

Homenagem aos associados da ACI

Em 1952 foi inaugurada a placa de bronze contendo os nomes dos associados que contribuíram financeiramente para a construção da sede própria da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa.

Sócio benemérito da ACI

Foi entregue um diploma a Vergílio Lunardi conferindo-lhe o título de sócio benemérito da ACI, como forma de homenageá-lo pelos relevantes serviços prestados à entidade.

Primeira diretoria de Vergílio Lunardi

Entre 18 de outubro de 1934 e 28 de novembro de 1935, a Diretoria estava assim constituída:
Presidente: Vergílio Lunardi
Vice-Presidente: Emílio Schemorantz
1º Secretário: Francelino de Oliveira
2º Secretário: João Adil de Oliveira
1º Tesoureiro: Alfredo Joner
2º Tesoureiro: José Zenni
Conselho Fiscal: João Macluf, Leo Krebs e Carlos Kirsche