Valdir Turra Carpenedo nasceu em 31 de outubro de 1953 na cidade gaúcha de Tuparendi. Mudou-se para Santa Rosa em 1964, junto com seus familiares. Iniciou suas atividades profissionais em janeiro de 1976, trabalhando na empresa de sua família. Tornou-se empreendedor, a partir de 1977, ao assumir como sócio controlador da Carpenedo & Cia Ltda, empresa do ramo de infraestrutura, com ênfase na pavimentação de rodovias. Ao longo de sua carreira, também desenvolveu negócios nas áreas de concretagem e bombeamento, edificações, loteamentos, locação de imóveis, revenda de veículos, locação de equipamentos e setor financeiro.
A gestão de Valdir Turra Carpenedo como presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, ocorrida entre 12 de setembro de 1986 e 25 de outubro de 1988, foi marcada pela inovação. Ele iniciou a reformulação completa da Instituição a partir do nome, que passou de Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa (ACI) para Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP). Também foi alterado o logotipo da Associação que passou a ser composto por uma bandeira azul-celeste com um disco branco, em cujo centro se posiciona a figura mitológica de Mercúrio e a sigla “ACISAP”.
Atento às mudanças no sistema empresarial, nas relações de trabalho e no relacionamento com a comunidade, Valdir Turra Carpenedo mudou a estrutura administrativa da Instituição que, até então, era composta por presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e conselho fiscal. Foram criados novos cargos com o objetivo de atender às novas demandas do empresariado e posicionar a ACISAP diante da complexidade das esferas econômica, trabalhista e social.
Também foi Valdir Turra Carpenedo um dos grandes articuladores para a concretização das novas instalações do SENAI com a conquista de uma área doada pela Prefeitura Municipal, de 5.400 m², seguindo-se a realização da planta dos trabalhos iniciais e a consolidação de um “Termo de Cooperação” entre ACISAP e SENAI, impondo à ACISAP a responsabilidade administrativa da obra. Para tanto, foi constituída uma Comissão de Obras formada pelos empresários Antonio Carlos Silveira, Rogério Jacob Kerber, Elias Scalco e Valdir Turra Carpenedo. A assinatura do Termo de Cooperação ocorreu em 13 de dezembro de 1988 e as novas instalações do SENAI foram inauguradas na gestão seguinte (Herberto Werner), no dia 27 de outubro de 1989. “Foi uma jornada empolgante”, relembra Valdir Turra Carpenedo.
Presidente: Valdir Turra Carpenedo
Vice-presidente do Comércio: Herberto Werner
Vice-presidente da Indústria: Elias Scalco
Vice-presidente de Serviços: Rubens Zamberlan
Vice-presidente de Agropecuária: Rogério Jacob
Kerber
1º Secretário: João Alberto Pulcinelli
2º Secretário: Rudi Strelow
1º Tesoureiro: Gilmar Nedel
2º Tesoureiro: Vilmar Bento Pedrolo
Diretor de Patrimônio: Eugênio Eidt
Diretor de Assuntos Intersindicais:
Antonio Carlos Silveira
Diretor de Relações Governamentais: Willy Klaus
Diretor de Promoções: Sérgio Ambros Mallmann
Diretor de Jovens Empresários: Gerson Lunardi
Diretor de Microempresa: Helton Schmidt
Conselho Fiscal:
Irineu Bigolin, José Marostega,
Olavo Cunegatti, Edi Moraes, Luiz
Casagrande e Adelcki Camilo Beltrame
Presidente: Valdir Turra Carpenedo
Vice-presidente do Comércio: Herberto Werner
Vice-presidente da Indústria: Elias Scalco
Vice-presidente de Serviços: Rubens Zamberlan
Vice-presidente de Agropecuária: Rogério Jacob Kerber
1º Secretário: João Alberto Pulcinelli
2º Secretário: Rudi Strelow
1º Tesoureiro: Gilmar Nedel
2º Tesoureiro: Vilmar Bento Pedrolo
Diretor de Patrimônio: Eugênio Eidt
Diretor de Assuntos Intersindicais: Antonio Carlos Silveira
Diretor de Relações Governamentais: Willy Klaus
Diretor de Promoções: Sérgio Ambros Mallmann
Diretor de Jovens Empresários: Gerson Lunardi
Diretor de Microempresa: Helton Schmidt
Conselho Fiscal: Irineu Bigolin, José Marostega, Olavo Cunegatti, Edi Moraes, Luiz Casagrande e Adelcki Camilo Beltrame