A busca por progresso

Sempre à frente das iniciativas que visavam o progresso e o bem estar da comunidade, participou da fundação do Hospital de Caridade e liderou o movimento em prol da criação do Frigorifico Santa-rosense, depois transformado em Prenda S.A.

O desenvolvimento comercial

Em 1935 teve início um movimento para a construção de um novo hospital em Santa Rosa, a Sociedade Hospital de Caridade de Santa Rosa.

A agricultura regional concentrou suas atividades em torno de produtos mais comercializáveis e houve o aumento do poder aquisitivo da população, proporcionando maior movimento de compra e vendas nos estabelecimentos comerciais.

A construção do hospital em Santa Rosa

Foto do Hospital de Santa Rosa em seus primórdios.

A Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa teve papel importante na construção do Hospital de Caridade. No ano de 1935, o hospital funcionava numa pequena casa de madeira situada na Rua Santa Rosa, no cruzamento com a Rua Guaporé. Era uma construção simples, com um só andar. Havia uma enfermaria para atender aos homens e outra para tratar as mulheres; alguns quartos, área administrativa, recepção e uma pequena farmácia. Não havia salas de cirurgia nem de curativos.

Diretoria

Nas eleições da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, para o período de 28 de novembro de 1935 a 18 outubro de 1936, foram eleitos:
Presidente: Leo Krebs
Vice Presidente: João Macluf
1º Secretário: João Dapper
2º Secretário: José Macluf
1º Tesoureiro: Emílio Schmorantz
2º Tesoureiro: José Zenni
Conselho Fiscal: Carlos Kruel, Edwino Fenner e Augusto Matter