O comerciante João Macluf assumiu os destinos da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa por nove anos. Sua gestão foi a mais longa de todas.
Durante a gestão de João Macluf foram aprovados os novos Estatutos da Associação Comercial e Industrial, durante sessão extraordinária realizada em 27 de dezembro de 1944, registrados sob o nº 130 de 15 de maio de 1945. Durante todo o período em que permaneceu no comando da entidade, ocorreram diversas eleições para a diretoria da ACI, sendo que, na maioria das vezes, os membros foram reconduzidos aos respectivos cargos.
João Macluf foi o primeiro agente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) em Santa Rosa. Ele também possuía uma das maiores casas de comércio da época, a Casa Macluf, que vendia tecidos, chapéus e produtos coloniais, além de uma grande variedade de secos e molhados.
João Macluf recebeu da ACI o título de sócio benemérito. Também para homenageá-lo, uma das principais ruas de Santa Rosa foi, posteriormente, batizada com o seu nome. João Macluf faleceu em Porto Alegre no ano de 1948.
A construção da sede própria para a Associação Comercial e Industrial era um antigo projeto que vinha acompanhando a instituição desde a sua fundação, em 1931. Em 03 de agosto de 1947, deu-se o lançamento da pedra fundamental para a construção do novo prédio, localizado em frente à Praça da Independência.
As questões administrativas da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa estiveram, muitas vezes, conectadas às gestões municipais. Em momentos diferentes – e por diferentes causas – a ACI associou-se ao poder público, assim como a outras instituições, para obter as conquistas que julgava pertinentes, sempre em prol do desenvolvimento do comércio e da indústria do município.
Presidente: João Macluf
Vice Presidente: João Dapper Neto
1º Secretário: Moacyr da C. Roesing
2º Secretário: Alfredo Joner
1ºTesoureiro: Emílio Schmorantz
2ºTesoureiro: José Zenni
Conselho Fiscal: Carlos Kruel, Doralino Leusin e José Lavarda