Cinema em Santa Rosa

Agostinho Freiner possuia muita vontade de empreender. Dedicou-se inicialmente ao ramo de cinema ambulante. Ainda na Sede 14 de Julho ocorreram os primeiros eventos cinematográficos, realizados no salão da Sociedade Lírica Concórdia.

Cine Odeon

Primeiro prédio do cinema de Santa Rosa, em 1946.

Agostinho Frainer construiu o Cine Odeon, importante espaço cultural onde os santa-rosenses passavam suas horas de lazer. Em dezembro de 1946, num dia de cinema lotado, o prédio de madeira pegou fogo. Por sorte, não houve vítimas, mas o cinema ficou completamente destruído.

Novo prédio do Cine Odeon

Novo prédio do Cine Odeon, inaugurado em 06 de janeiro de 1948.

Agostinho Frainer enfrentou a adversidade e não desistiu de seu sonho, pouco mais de um ano depois do incêndio, seu idealizador reinaugurou o Cine Odeon, instalado num prédio feito em alvenaria.

A Festa Nacional do Milho

Na década de 1950, o milho representava o produto com maior área cultivada e o segundo em volume de produção e valor no Rio Grande do Sul. Assim, depois de a cidade de Ijuí ter sediado a 1ª Festa Nacional do Milho, em 1952, coube a Santa Rosa sediar a 2ª Festa Nacional do Milho no ano seguinte.

O evento foi realizado no local onde estavam em construção os prédios da Sociedade Esportiva Concórdia e o edifício dos Correios e Telégrafos. A 2ª Festa Nacional do Milho foi patrocinada pela ACI, além de contar com outras participações.

Criação do Frigorífico Santa-Rosense S.A.

Em 1956, liderando um grupo de investidores de Santa Rosa, Pedro Carpenedo fundou o Frigorífico Santa-Rosense Sociedade Anônima. Já no ano seguinte teve início o abate de suínos. Com o crescimento do setor, o frigorífico tornou-se o maior abatedouro de suínos do Rio Grande do Sul. Com a marca registrada “Prenda”, tornou seus produtos conhecidos em todo o Brasil. Em 1989, o nome da marca foi incorporado como nome da empresa, passando então de Frigorífico Santa-Rosense S.A. para Prenda S.A.

Primeira Diretoria com a presidência de Agostinho Freiner

Presidente: Agostinho Frainer
Vice-presidente: Vergílio Lunardi
1º Secretário: Albino Lunardi
2º Secretário: Evaldo Ortmann
1º Tesoureiro: Guilherme Meyer
2º Tesoureiro José Menussi
Conselho Fiscal: Raul Antônio Lunardi,
Vicente Zoehler e Leopoldo Prante Sobrinho

Segunda Diretoria

Em nova eleição para o comando da Associação Comercial e Industrial, foram escolhidos os seguintes empresários:

Presidente: Augustinho Frainer (reeleito)

Vice-presidente: Vergílio Lunardi

1º Secretário: Albino Lunardi

2º Secretário: Evaldo Ortmann

1º Tesoureiro: Guilherme Meyer

2º Tesoureiro: José Menussi

Conselho Fiscal: Raul Antônio Lunardi, Vicente Zoehler, Leopoldo Prante Sobrinho